11 ferramentas para ter mais produtividade no trabalho remoto

palavra-chave: produtividade no trabalho remoto

 

Quem trabalhou em casa, em um coworking ou simplesmente longe da empresa, já percebeu que produtividade no trabalho remoto pode ser um grande desafio! Não importa muito se você trabalha sozinho ou com um time, sem as ferramentas digitais adequadas e uma boa infraestrutura fica quase impossível realizar todas as atividades do dia a dia e gerar resultados.

 

Embora as ferramentas digitais sejam uma necessidade para quem trabalha remotamente, hoje existem tantos recursos, pagos ou gratuitos, que fica difícil escolher. Pensando nisso, nós preparamos um post completo para te ajudar a definir as melhores ferramentas para ter mais produtividade no trabalho remoto, bem como, o que fazer antes de escolher os melhores recursos para você. Para saber mais, não deixe de conferir!

Ferramentas digitais para ter mais produtividade no trabalho: como escolher?

Hoje existem diversas ferramentas digitais disponíveis para quem trabalha remotamente. Muitas delas são gratuitas e fáceis de utilizar. No entanto, nem todos os recursos representam os mesmos benefícios para diferentes profissionais. Assim, diante de tanta variedade, fica cada vez mais difícil escolher os recursos certos, sem perder muito tempo testando os inúmeros aplicativos e softwares disponíveis.  

 

Para evitar isso, o ideal é escolher as ferramentas digitais “de dentro para fora”, ou em outras palavras, primeiro organize a sua rotina de trabalho, para então definir os melhores recursos para você. Uma boa dica é fazer uma lista das atividades que você realiza diariamente, antes de buscar as melhores ferramentas. Assim, se você realiza muitas reuniões, quais são as ferramentas de videoconferência ou mesmo de gravação de vídeos que podem te ajudar? Se você precisa gerenciar um projeto junto a clientes ou outros colaboradores, quais são os recursos disponíveis? E assim por diante. Lembre-se que de nada adianta ter diversas ferramentas, se você perde mais tempo administrando esses recursos, do que trabalhando. Ferramentas digitais estão aí para simplificar a rotina e não o contrário.  

Principais ferramentas para utilizar no trabalho remoto

Agora que você já sabe como escolher as melhores ferramentas para ter mais produtividade no trabalho remoto, separamos alguns recursos com excelentes funcionalidades para quem trabalha de qualquer lugar.

Gerenciamento de tempo

Ser produtivo significa realizar mais em menos tempo, certo? Porém, como saber se você é ou não um profissional produtivo se você não sabe quanto tempo gasta em suas atividades diárias?

 

Para quem trabalha por hora, ou precisa de um recurso para gerenciar melhor o próprio tempo, o Toggl é um ótimo recurso. Fácil de customizar, você pode rastrear todo o tempo gasto com um determinado cliente, ou tarefa. Mesmo na versão gratuita, a ferramenta oferece recursos como relatórios para você saber qual o projeto ou cliente consumiu mais tempo naquele mês, por exemplo. Outra vantagem é que ela pode ser usada tanto por quem trabalha sozinho, como aqueles que trabalham com um time.

 

Outra ferramenta bastante interessante é o Bitrix24. Além do rastreamento de tempo, essa ferramenta também oferece recursos para a realização de videoconferências e bate papo entre o time. 

Gerenciamento de projetos

Para quem precisa executar projetos individualmente, junto a clientes ou mesmo com um time, o Trello é uma excelente ferramenta. Inspirado no método de organização Kanban, com ele é possível criar vários quadros customizados e acompanhar a execução de diferentes atividades. Com o Trello também é possível definir lembretes e notificações no seu e-mail para não perder prazos e assim atrasar a finalização de um determinado trabalho. Na versão gratuita, os usuários possuem um número limitado de quadros, que podem ser utilizados para diferentes projetos. Uma ótima vantagem do Trello é que você pode compartilhar dados e informações com diferentes usuários, sem custos adicionais.

 

Semelhante ao Trello, o Airtable também é uma boa opção para quem deseja administrar projetos com times remotos. Diferentemente do Trello, ele possui diferentes possibilidades de customização. Assim, é possível organizar os projetos através de tabelas, quadros, planilhas com filtros e funcionalidades definidas pelo próprio usuário.

 

Outra ótima opção para gerenciar projetos é o Notion. Assim como o Trello, o Notion permite que você organize diferentes projetos em páginas totalmente customizáveis. Ao contrário do Trello, no entanto, ele dá mais liberdade para você criar a sua própria estrutura de organização, porém, a versão que permite diferentes usuários é paga. Assim, o Notion acaba sendo uma ferramenta mais interessante para quem trabalha sozinho. 

 

Quando se trata de produtividade, essas três ferramentas são excelentes pois ajudam no acompanhamento, na execução e também no monitoramento das atividades. Nada melhor do que abrir o computador e já saber o que é necessário fazer certo? Com essas ferramentas você não perde tempo!

Reuniões

Com a pandemia, os aplicativos de videoconferência como o Zoom, Google Meet e até o Microsoft Teams ficaram bastante populares entre profissionais que migraram para o trabalho remoto. De maneira geral, a principal diferença entre eles é o tempo de duração das videoconferências e o número de participantes permitido. Na versão gratuita, o Zoom permite até 100 usuários simultâneos para reuniões de 40 minutos, já o Google Meets oferece videoconferência de 1 hora para esse mesmo número de usuários. O Microsoft Teams, por sua vez, permite apenas 20 usuários, mas possui número ilimitado de horas. 

 

Quem trabalha com reuniões, sabe que elas consomem tempo e podem prejudicar a produtividade. Porém, sem oferecer um atendimento adequado ao cliente, é muito provável que ele acabe procurando a concorrência. O Loom é uma excelente ferramenta para gravar vídeos. Com ela, você pode enviar sua mensagem e até gravar aulas e tutoriais, sem precisar realizar uma reunião para isso. Especialmente para quem trabalha sozinho, o Loom é um ótimo recurso.

Gerenciamento de documentos 

Compartilhar planilhas, documentos de texto e até apresentações é fundamental para quem trabalha remotamente. Para organizar seus documentos em um só lugar e ainda permitir que outros membros do time ou clientes acessem o seu conteúdo, o Google Docs é uma ótima ferramenta. Além de oferecer 15 GB gratuitamente, a ferramenta permite que os usuários comentem e conversem sobre o documento em tempo real. Outra vantagem é que o histórico de revisões é ilimitado e fica registrado para todos os usuários, o que facilita bastante as correções e feedbacks. Sem dúvida, essa é uma das melhores ferramentas quando comparadas ao Dropbox, por exemplo, já que oferece mais espaço. Porém, tanto o Google Docs quanto o Dropbox favorecem a produtividade, já que não é preciso perder tempo buscando documentos e diferentes usuários podem trabalhar simultaneamente em um único documento.

 

Existem inúmeras ferramentas para ter mais produtividade no trabalho. Basta escolher as suas! 

 

Agora que você já sabe quais ferramentas escolher, que tal buscar um espaço dedicado para o trabalho? Venha conhecer o Hausen Coworking e nossos planos!





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