4 sinais de que você nasceu para trabalhar remotamente

Trabalhar remotamente pode parecer algo bastante sedutor. Imagine abrir seu laptop e trabalhar direto de um quiosque em uma praia paradisíaca ou mesmo em um charmoso café. Quem não gostaria de realizar suas atividades de qualquer lugar e com flexibilidade de horários, não é mesmo? Porém, na medida em que o trabalho remoto se tornou algo comum, muita gente percebeu que existe uma grande diferença entre a realidade desse modelo de trabalho e o que se esperava dele. 

 

Nem todo mundo se adapta ao trabalho remoto da mesma forma. Enquanto para alguns ele é super prazeroso, para outros ele representa um enorme desafio. A boa notícia, no entanto, é que qualquer profissional é capaz de desenvolver habilidades para trabalhar remotamente e ser feliz. Com alguns ajustes no espaço, na rotina e também na atitude, é possível transformar o trabalho remoto em uma fonte de satisfação e qualidade de vida. 

 

Para aqueles que flertam com a ideia de trabalhar remotamente, mas ainda não estão seguros de que esse é o melhor modelo, preparamos um post completo. Confira quais são os sinais que mostram que sim, você e o trabalho remoto nasceram um para o outro!

Trabalhar remotamente versus home office

Antes de avaliar se você nasceu ou não para trabalhar remotamente, vale a pena diferenciar o trabalho remoto do home office. Afinal, muita gente confunde esses dois conceitos. É claro que trabalhar de casa também é uma forma de se trabalhar remotamente, porém não é a única. O trabalho remoto engloba possibilidades diversas como trabalhar em cafés, coworkings, bibliotecas e até espaços públicos.

 

Quem já vivenciou uma rotina de trabalho no home office sabe que as distrações são um grande entrave para quem quer ser produtivo e cumprir com a sua lista de tarefas. Assim, caso a sua experiência no home office não tenha sido das melhores, não se preocupe! Esse não é um sinal de que você não nasceu para trabalhar remotamente. 

 

Ter um espaço dedicado para o trabalho, como é o caso de um coworking, pode ser uma ótima solução para quem quer trabalhar remotamente sem perder o foco. Além de ser um espaço com uma estrutura apropriada para o trabalho, em um coworking você não está isolado, como ocorre com a maioria das pessoas que trabalham em casa. Nesses locais, você encontra inúmeros profissionais que, além de trazer mais motivação para o dia a dia, podem ser ótimos contatos profissionais. 

 

Para quem está inseguro e não tem tanta certeza se o trabalho remoto é mesmo para você, uma boa dica é ir além do home office e testar diferentes locais como coworkings, cafés e bibliotecas. Através de experiências diversas, certamente você tem mais elementos para descobrir se trabalhar remotamente é ou não para você. 

 

Além de testar locais, vale a pena observar se você tem algumas características que garantem o sucesso de inúmeros profissionais que trabalham remotamente. Sobre cada uma delas, falaremos a seguir.

  • Você sabe como gerir bem o seu tempo

Muita gente que não tem experiência com o trabalho remoto se encanta com a flexibilidade desse modelo. No entanto, a liberdade de se trabalhar de qualquer lugar não vem sem uma boa dose de responsabilidade. 

 

Trabalhar remotamente não significa que você vai fazer o que quiser, na hora que quiser. Assim como ocorre em qualquer relação de trabalho, você precisa executar uma série de tarefas, seja para cumprir com as exigências da empresa, seja para atender o combinado com clientes. Portanto, se você não sabe o que precisa priorizar e não sabe quanto tempo suas atividades consomem, é muito provável que você esteja sempre atrasado e com chefes e clientes bastante insatisfeitos. 

 

Uma boa dica para gerenciar melhor o seu tempo é adotar alguns recursos. Já comentamos sobre algumas dessas ferramentas para ter mais produtividade no trabalho remoto aqui no blog. É só clicar e conferir!

  • Você não tem dificuldades com a tecnologia

Se você gosta de ferramentas digitais e é um entusiasta da tecnologia, provavelmente trabalhar remotamente não será um problema para você. Para quem adota o trabalho remoto, utilizar a tecnologia no dia a dia é essencial. Afinal, é ela que oferece o suporte e a infraestrutura necessária para a execução de tarefas à distância. 

 

Para quem é do tipo que não tem muita familiaridade com recursos tecnológicos, não é preciso se preocupar. Isso não é um empecilho para você trabalhar remotamente. Hoje, a maioria dos softwares, aplicativos e recursos foi desenvolvido com foco na experiência do usuário e contam com uma boa usabilidade. Na prática, isso significa que para utilizar essas ferramentas não é necessário ter conhecimentos específicos, treinamentos ou mesmo um suporte especial. Qualquer pessoa que se disponha a experimentar e testar está habilitada para usar esse tipo de tecnologia. 

  • Você sabe como se comunicar bem

A comunicação é um dos maiores desafios para equipes que trabalham remotamente. Por isso, se você sabe como se comunicar bem para manter as tarefas alinhadas e o bom relacionamento, certamente você é um forte candidato a se dar bem trabalhando remotamente. 

 

Diferentemente do que ocorre em uma empresa, no trabalho remoto os profissionais não se encontram para trocar informações sobre as atividades diárias. Além disso, como a equipe não se vê, é muito difícil presumir o que está acontecendo com os outros membros. Realizar uma videoconferência por dia é praticamente impossível. Assim, além de um bom sistema de gestão, ter uma boa comunicação é fundamental.

 

 

  • Você sabe como equilibrar o trabalho e o lazer

Quando se trabalha remotamente, colocar limites entre o trabalho e o lazer não é algo tão simples e vai requerer uma boa dose de disciplina. Para ter qualidade de vida e não enfrentar um burnout é preciso ter horário para começar e também terminar as atividades. Da mesma forma, é essencial priorizar o descanso e os momentos de lazer, tanto quanto o trabalho. 

 

Quando trabalhamos remotamente, o trabalho e a vida pessoal se misturam muitas vezes e isso pode se transformar em uma verdadeira bomba relógio se você não souber como equilibrar os diferentes aspectos da vida. Se você não é do tipo de pessoa que sabe administrar seus horários, não se organiza, não sabe como dizer não e não é flexível quando as coisas saem fora do planejado, é difícil manter o equilíbrio. Assim, se você é uma pessoa mais rígida e workaholic, vale a pena refletir se o trabalho presencial na empresa não é a melhor opção para você, já que fica mais fácil criar limites nesse modelo. 

 

Como explicamos, desenvolver diferentes habilidades para trabalhar remotamente é algo possível para qualquer profissional que esteja disposto. Mas, naturalmente, para aqueles que entendem que o modelo presencial é melhor, não existe qualquer problema nisso. O ideal é que os profissionais tenham liberdade para escolherem o modelo que melhor se adequa ao seu perfil. Como o trabalho ocupa boa parte do nosso dia a dia, nada mais justo que ele seja realizado em um modelo que te deixa mais satisfeito e feliz. 

 

Já pensou em trabalhar remotamente em um coworking? Vem conhecer o Hausen! Contamos com uma infraestrutura completa para você amar trabalhar longe da empresa e também de casa! 

Recentes
Categorias
Post Recente
Precisa de um serviço?

O melhor espaço para a imaginação, para a criatividade e para o trabalho no ABC.

Links Úteis

Newsletter

Assine à nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo que rola na Hausen.

Copyright © hausen coworking 2022  Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BUSINESS 6V.