O ABC Paulista é uma região conhecida por ser a moradia de inúmeros profissionais que atuam em São Paulo. Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são conhecidas como “cidades dormitório”. Porém, com a pandemia, essa realidade mudou. Com as medidas de restrição, inúmeros profissionais do ABC passaram a utilizar o home office e agora, com a vida voltando um pouco ao normal, muitos estão buscando uma alternativa já que o trabalho remoto vem se tornando uma realidade para diversas empresas. O coworking para profissionais no ABC pode ser uma boa opção para quem quer variar o ambiente de trabalho, ser mais produtivo e também ampliar o seu networking. Hoje esses espaços não são mais apenas para freelancers, profissionais autônomos e startups. Mesmo aqueles que são funcionários de empresas estão buscando essa opção para ter mais qualidade tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. 

 

Se você ainda não sabe as vantagens desses espaços e não tem certeza se é o momento de abandonar o home office, fizemos um post completo explicando todos os benefícios de um coworking para profissionais do ABC. Confira!

A tendência do home office

O home office, sem dúvida, representa uma mudança na rotina e na forma como trabalhamos. Para muitos profissionais, especialmente aqueles que atuam de forma autônoma, trabalhar de casa tem uma série de benefícios. No entanto, trabalhar por um tempo prolongado no home office acaba requerendo mais ajustes do que trabalhar em uma empresa ou mesmo em um espaço de coworking. Afinal, além de criar toda a infraestrutura para o trabalho dentro de casa, o profissional autônomo precisará criar alguns limites entre o trabalho e a vida pessoal.

 

Com a pandemia, mesmo que já estava acostumado com o home office percebeu que ficar muito tempo trabalhando em casa não é nada saudável. Afinal, colocar limites no trabalho e desligar depois do expediente não é uma tarefa nada fácil quando se trabalha em casa. Agora, na medida em que a vida começa a voltar ao seu ritmo, experimentar espaços de trabalho flexíveis como os coworkings pode ser uma boa opção. 

Desvantagens do home office

Com certeza, trabalhar em casa tem uma série de benefícios. Primeiramente, não é preciso pegar nenhum trânsito, nem ônibus ou metrô lotados para chegar ao trabalho. Além disso, o trabalho no home office não acarreta nenhum custo e muitos profissionais são até mais produtivos nesse tipo de ambiente. 

Porém, ficar muito tempo no home office, principalmente como fomos obrigados durante a pandemia, nos mostrou que esse modelo tem uma série de desvantagens também. Algumas delas são:

Ter uma rotina consistente

Em casa temos uma série de distrações o tempo todo. Lavar a louça, fazer o almoço, limpar a casa. Isso sem mencionar o sofá, a geladeira, o netflix, as redes sociais, as interrupções dos filhos e dos demais membros da casa… Tem dias que fugir das distrações e também das tentações do home office é difícil. Afinal, quem não gostaria de passar a tarde toda comendo pipoca e vendo séries em um dia de chuva, não é mesmo? Por conta desses diversos empecilhos, ter uma rotina de trabalho consistente no home office requer uma disciplina quase sobre humana. Nesse sentido, um coworking para profissionais no ABC pode ajudar você a ter mais limites entre o trabalho e a vida pessoal e ganhar em qualidade de vida. Afinal, você pode usar sua própria casa para o descanso e o lazer, enquanto no coworking fica somente o trabalho. 

Conexão de internet imprevisível

Nem todo mundo possui uma conexão de internet de alta velocidade. Em alguns casos, quedas no sistema também atrapalham o rendimento no trabalho. A grande vantagem de frequentar um coworking para profissionais no ABC não é somente uma boa internet, mas também o backup, caso a rede falhe. Bons escritórios compartilhados contam com pelo menos dois provedores distintos caso haja problema no sistema. 

Móveis adequados

Terminar o dia com dor nas costas não é algo que ninguém quer. Porém, quando trabalhamos por longas horas em cadeiras e mesas que não são ergonômicas, ou seja, pensadas para o trabalho, é muito provável que você experimente uma série de desconfortos depois do expediente. 

 

A vantagem de ter um espaço de coworking é que você tem acesso a todo mobiliário adequado ao trabalho. Como esses móveis são mais caros, nem sempre o investimento compensa. 

Interrupções e isolamento

Talvez você não saiba, mas todas as vezes que somos interrompidos em uma atividade em que estamos concentrados, nosso cérebro demora cerca de 25 minutos para voltar ao foco.  Não é à toa que, quem é interrompido o tempo todo, acaba tendo uma produtividade extremamente baixa. 

 

Trabalhando de casa, em muitos casos, nossos filhos, maridos e esposas, empregados acabam nos interrompendo. E isso nem sempre é por mal. Porém, no final do dia, ficamos exaustos sem cumprir nossa lista de tarefas, o que transforma o home office em um ambiente bastante estressante no fim das contas. 

 

Está na hora de deixar o home office?

Bom, como falamos, o home office tem sim suas vantagens e para muitos profissionais ele atende as necessidades. Porém, chega um momento, que é preciso repensar. Alugar uma mesa ou mesmo uma sala em um coworking para profissionais no ABC não significa que você precisa ir todos os dias. Aliás, essa é a grande vantagem dessas estruturas flexíveis pensadas para o trabalho. 

 

Ao escolher entre o home office e um coworking, você deverá considerar uma série de fatores, tais como:

 

 

  • Estou sendo produtivo no home office? 
  • Qual o tipo de trabalho que desenvolvo? Uma estrutura compartilhada serve para mim?
  • Você trabalha sozinho ou tem uma equipe?

 

Todos esses fatores importam. Em muitos casos, um espaço compartilhado e flexível de trabalho favorece não apenas a produtividade, mas também o networking, ampliando as possibilidades de trabalho. 

 

Antes de optar pelo home office ou por um coworking para profissionais no ABC, é importante que você tenha em mente que não existe uma escolha certa ou errada. O ideal é saber em que estágio o seu trabalho está, como você se sente com relação a produtividade e as vantagens e desvantagens do home office para o seu caso em particular. 

 

De toda forma, se você está em dúvida entre o home office e um coworking não custa nada experimentar, não é mesmo?

Não tem certeza se é o momento de abandonar ou não o home office? Venha conhecer o Hausen Coworking e saiba mais! 

Categorias
Post Recente
Precisa de um serviço?

O melhor espaço para a imaginação, para a criatividade e para o trabalho no ABC.

Links Úteis

Newsletter

Assine à nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo que rola na Hausen.

Copyright © hausen coworking 2022  Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BUSINESS 6V.