Trabalho remoto na advocacia: como utilizar um coworking para ter mais resultados

O trabalho remoto na advocacia oferece uma série de benefícios. Além de mais praticidade, esse modelo garante maior flexibilidade aos profissionais. Não é à toa que tantos escritórios e advogados estão investindo nessa nova modalidade de trabalho. 

 

No entanto, apesar das vantagens, manter um time de advogados produtivo e focado trabalhando à distância não é nada fácil. Afinal, ter disciplina e foco no home office é um grande desafio. Para trabalhar remotamente e ter resultados, é fundamental investir em boas ferramentas digitais, rotinas e fluxos de trabalho bem definidos, além de uma boa comunicação. Contar com um espaço dedicado ao trabalho também é um diferencial e, justamente por isso, um coworking pode ser um aliado de quem deseja trabalhar nesse modelo. 

 

Para ter sucesso com o trabalho remoto na advocacia é fundamental investir em uma nova maneira de gestão, já que lidar com uma equipe trabalhando à distância é muito diferente do presencial. Para ajudar advogados que querem aderir a esse novo modelo, preparamos um post completo com os principais passos para ter sucesso na advocacia remota especialmente utilizando um coworking como aliado! Confira!

Invista em uma boa comunicação 

Um dos maiores desafios para quem trabalha remotamente é manter uma comunicação eficiente. Além das falhas, o excesso de canais também atrapalha bastante. Hoje o que não faltam são canais de comunicação: e-mail, WhatsApp, aplicativos de bate-papo, aplicativos de vídeo chamadas, entre outros. Porém, quando não existe uma regra para o uso desses canais, é muito provável que falhas na comunicação ocorram, gerando muito estresse e problemas para o cliente. 

 

Para evitar esse tipo de situação, o primeiro passo é criar regras para o uso de diferentes aplicativos. E-mails, por exemplo, devem ser utilizados para documentar situações mais complexas, como conversas com clientes e questões relacionadas a um determinado caso. Já urgências do dia a dia devem ser tratadas pelo telefone, ou aplicativos como o Telegram e WhatsApp. 

 

A comunicação do dia a dia, tirar dúvidas ou mesmo trocar uma ideia com um colega de trabalho são coisas que podem ser feitas pelo Skype, Microsoft Teams ou mesmo o Slack. 

 

É fundamental investir em regras e uma divisão para o uso dos canais de comunicação. Trabalhando à distância, você vai ver que não é difícil ficar maluco com as inúmeras mensagens no WhatsApp, por exemplo, caso não exista esse tipo de triagem. 

Documente tudo

Outro aspecto importante do trabalho remoto é a documentação. Em outras palavras, tudo o que é feito pelo advogado precisa ser registrado de alguma forma. Se você trabalhou em uma petição para um caso específico, todos os membros do time devem saber onde encontrá-la. Da mesma forma, se você conversou com um cliente sobre o seu caso, isso precisa ficar registrado em algum local. 

 

Na advocacia remota não existe a possibilidade de passar na sala do seu colega para esclarecer uma dúvida. Por isso, informações e dados precisam ficar registrados. Para que outros advogados tenham flexibilidade para realizar suas tarefas, a documentação é essencial. Afinal, somente através desse processo é possível saber o que cada membro do time está fazendo, além de esclarecer dúvidas sem a necessidade de contactar a profissional diretamente. 

Utilize as videoconferências de forma estratégica

Durante a pandemia, muitos advogados precisaram migrar para a advocacia remota porque simplesmente não havia outra opção. Como resultado, passar dias no Zoom acabou se transformando em rotina e levou muitos profissionais ao burnout. As videoconferências servem para esclarecer aspectos mais complexos de um caso, ou realizar uma reunião de time para comunicar questões que todos devem ficar a par. No entanto, elas não servem para comunicar assuntos internos ou dúvidas do dia a dia. 

Treine sua equipe para uma boa gestão de tempo

Quando trabalhamos remotamente é muito fácil se perder na rotina. Longe do escritório é preciso ter disciplina, foco e, principalmente, saber dizer “não” para todas as distrações. Quem trabalha em casa acaba tendo dificuldades em gerenciar a rotina e o próprio tempo. Muitos acabam trabalhando além do expediente, simplesmente porque não conseguem colocar horário para começar e terminar o trabalho. 

 

Para driblar esse problema e garantir que o time seja produtivo mesmo trabalhando à distância é fundamental investir em uma boa gestão de tempo. Fazer treinamentos, incentivar o uso do método pomodoro ou mesmo o rastreamento das horas trabalhadas é uma boa maneira de garantir a produtividade e evitar o burnout cada vez mais comum de quem trabalha à distância. 

Conte com um espaço de trabalho dedicado

Além de gerenciar bem o tempo, outra dica importante para trabalhar remotamente com qualidade é ter um espaço dedicado ao trabalho, Para quem atua no home office, ter um local específico com mobiliário e iluminação adequados é essencial. Outra opção é utilizar os espaços de coworking, que oferecem toda a infraestrutura com excelente custo-benefício. 

 

Mesmo escritórios que possuem um time remoto podem fazer uso desses espaços. Seja para fazer uma reunião, ou simplesmente oferecer uma alternativa ao home office para aqueles advogados que não querem trabalhar em casa, o coworking é uma ótima alternativa. 

Não se esqueça do feedback constante

A convivência com colegas e a troca de experiências é o que mantém muitos advogados motivados. Porém, no trabalho remoto, o dia a dia fica bem mais solitário. Para manter o time engajado e estimulado é fundamental encontrar formas de mostrar que percebemos o trabalho do outro e sabemos o seu valor. Uma das melhores formas de conseguir afinar os relacionamentos, mesmo trabalhando remotamente, é através do feedback. É fundamental conversar com os colegas, marcar horários para essa troca de experiências e até instituir aquele cafezinho, porém no online. 

 

Outra alternativa é fazer reuniões presenciais de tempos em tempos, ou estimular o trabalho em equipe em determinados dias da semana. Usar um coworking para esse tipo de dinâmica também é uma boa ideia. 

 

Trabalhar remotamente não significa atuar de forma isolada. É importante criar mecanismos para que todos consigam fazer o seu trabalho de forma independente, mas também é preciso investir em engajamento para que o trabalho em equipe flua. Os espaços de coworking são flexíveis e podem ser utilizados como uma base para encontros presenciais, reuniões e também como uma alternativa para o home office. Para times que desejam trabalhar remotamente com qualidade, considerar um coworking pode ser um diferencial. 

 

Ficou com alguma dúvida sobre como utilizar um coworking para trabalhar remotamente na advocacia? Entre em contato com a Hausen Coworking e venha conhecer o nosso espaço!

Recentes
Categorias
Post Recente
Precisa de um serviço?

O melhor espaço para a imaginação, para a criatividade e para o trabalho no ABC.

Links Úteis

Newsletter

Assine à nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo que rola na Hausen.

Copyright © hausen coworking 2022  Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BUSINESS 6V.