Coworking para advogados: vale a pena?

 

A necessidade de ter um escritório físico na advocacia se tornou algo relativo. Afinal, hoje o advogado conta com diversos recursos para trabalhar de qualquer lugar. Com a pandemia, prestar serviços jurídicos de forma 100% online se tornou uma prática bem aceita pelos clientes e pelo mercado. Por isso, muitos advogados que nunca pensaram em ficar longe do escritório acabaram se adaptando a diferentes modelos de trabalho. Não por outra razão, a procura por um coworking para advogados aumentou de forma significativa e muitos estão buscando essa alternativa ao home office. Porém, será que alugar uma mesa ou mesmo uma sala nesses espaços compartilhados vale a pena? 

 

Para o advogado, um coworking tem vantagens que vão além de ter um espaço dedicado ao trabalho. Para saber seus benefícios e se um coworking para advogados é para você, não deixe de conferir!

O que é e como funciona o coworking para advogados?

De maneira geral, um coworking nada mais é do que um ambiente de trabalho compartilhado, onde diferentes profissionais dividem o mesmo espaço. Além de favorecer o contato e o networking, esses locais beneficiam a produtividade, estimulam a troca de ideias e o empreendedorismo.

 

Para fazer parte de um coworking tudo o que o advogado precisa fazer é aderir a um plano mensal. Na maioria desses escritórios compartilhados, o profissional pode alugar uma mesa de trabalho ou ainda uma sala. A vantagem dos coworkings é que eles se adaptam facilmente tanto às necessidades de profissionais autônomos, como equipes de pequenos e médios escritórios.

 

Embora existam coworkings focados apenas no público jurídico, a utilização de um espaço múltiplo e aberto para diferentes áreas pode representar ainda mais benefícios para o advogado. Afinal, o contato com profissionais de outros setores favorece novos contratos, além de claro, minimiza os esforços com a prospecção de clientes.

Quais as vantagens do coworking para advogados? 

Atualmente, o aluguel de um ponto comercial para a instalação de um escritório pode ter um custo altíssimo. Por isso, profissionais autônomos e escritórios de pequeno e médio porte estão buscando alternativas. Além disso, com a pandemia, inúmeros profissionais aderiram ao sistema híbrido de trabalho,  mesclando o home office com o escritório. Nesse cenário, um coworking para advogados pode ser uma forma bastante prática de garantir um espaço dedicado ao trabalho, sem os altos custos de um escritório físico. Além disso, um coworking possui vantagens como:

Melhoria do espaço com custo reduzido

Um espaço de coworking para advogados possui um excelente custo-benefício, já que em termos de infraestrutura o advogado tem acesso a mais, pagando bem menos. Alguns coworkings foram projetados para oferecer uma excelente experiência de trabalho e contam com praticidades como espaço gourmet, jardim, serviços exclusivos de TI, entre outros. Se o advogado fosse alugar um espaço equivalente para instalar seu escritório, provavelmente gastaria muito mais do que a assinatura de um plano e ainda precisaria lidar com toda a manutenção e cuidados com a infraestrutura.

Benchmarking estratégico

Muitos advogados não sabem, mas utilizar a estrutura de um coworking favorece o benchmarking. Para quem não sabe, benchmarking nada mais é do que buscar boas práticas de gestão que foram aplicadas a outras empresas. Em um espaço de coworking, como o advogado fica em contato com outros negócios, ele acaba conhecendo outros modelos que servem de inspiração para a inovação na prestação de serviços jurídicos.

Networking

Todo advogado sabe que serviços jurídicos possuem caráter pontual. Em outras palavras, depois de finalizado o contrato de honorários, o cliente só voltará a contratar o advogado se tiver um novo problema jurídico. Por essa razão, o trabalho de prospecção na advocacia precisa ser diário e constante.

 

Em um coworking o advogado está cercado de outras empresas e profissionais. O contato com eles favorece indicações, novos contratos e novas oportunidades, o que permite a expansão da sua rede profissional. Dentre todas as vantagens de frequentar um coworking, sem dúvida, o networking para o advogado é uma das maiores.

Aumento da produtividade, aumento da criatividade 

Como o coworking traz um ambiente mais descontraído do que um escritório de advocacia, ele acaba incentivando a inovação e a criatividade. Além disso, esse ambiente favorece o aumento da produtividade, já que o contato com diferentes profissionais estimula a motivação e as novas ideias.

Atendimento de clientes: funciona utilizar um coworking para advogados?

Apesar das diversas vantagens, muitos advogados têm dúvidas se um espaço de coworking funciona bem para o atendimento de clientes. Afinal, a credibilidade é um fator importante tanto na contratação do profissional, quanto na manutenção do contrato, e ter um espaço profissional e adequado contribui para uma boa imagem e confiança dos clientes.

 

Claro que existem diferentes espaços de coworking, com diferentes perfis. No entanto, alguns contam com salas privativas para a realização de reuniões e um espaço que oferece conforto e praticidade para o atendimento. No Hausen Coworking, por exemplo, oferecemos cafeteria completa tanto para os profissionais que atuam no espaço, como para seus clientes.

Um coworking para advogados é o ideal para você?

Apesar das inúmeras vantagens, a verdade é que um coworking não é a melhor opção para todos. Para avaliar se ele é ou não o espaço ideal para você, é fundamental analisar o seu modelo de negócios e as suas características.

 

Um coworking para advogados pode ser uma boa opção se você:

– Cansou do home office e não se sente mais produtivo trabalhando em casa

– Tem um escritório que está crescendo, mas não possui recursos para alugar um espaço

– Já teve, ou ainda tem um escritório, mas está considerando migrar para o modelo híbrido de trabalho

– Quer ampliar o seu networking e conhecer pessoas

– Quer trabalhar com uma infraestrutura completa, mas sem investir tanto

 

Uma grande vantagem do coworking é que ele é um ambiente flexível e se adapta a diferentes necessidades. Por isso, vale a pena conhecer alguns espaços e testar esse modelo para saber se ele é mesmo para você.

 

Ficou com alguma dúvida sobre coworking para advogados ou gostaria de saber mais? Entre em contato com a Hausen Coworking e venha conhecer o nosso espaço! 

Recentes
Categorias
Post Recente
Precisa de um serviço?

O melhor espaço para a imaginação, para a criatividade e para o trabalho no ABC.

Links Úteis

Newsletter

Assine à nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo que rola na Hausen.

Copyright © hausen coworking 2022  Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BUSINESS 6V.